Páginas

Festinha de Férias

Já estamos no finzinho do 1º semestre e já estamos com o gostinho de saudade...:'(
A turminha curtiu como pôde no dia de hoje!
Tivemos mais uma linda apresentação com o Infantil II, onde as " mocinhas" nos encantaram com ...EU SÓ QUERO UM XODÓ...
Finalizamos com uma divertida brincadeira com todas as turminhas do Infantil.
Fiquem aí com Nossos Melhores Momentos:












O poder do elogio e o incentivo

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, que elas executariam, contudo, sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.
O grupo A foi elogiado quanto à inteligência: "Uau! Como você é inteligente!", "Como você é esperto!", "Que orgulho! Você é genial!"... E outros elogios relacionados à capacidade de cada criança.
O grupo B foi elogiado quanto ao esforço: "Parabéns! gostei de ver o quanto você se dedicou nesta tarefa!", "É muito bom ver o quanto você se esforçou!", "Como você é persistente! Tentou, tentou, até conseguir... Muito bem!" E outros elogios relacionados ao investimento realizado e não às capacidades percebidas na criança.
Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Aqui, elas podiam escolher se queriam ou não participar da mesma.
As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A não participou.
Não quiseram nem tentar. Por outro lado, as crianças do grupo B aceitaram o desafio. Não recusaram a nova tarefa.
A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. A maioria das crianças, elogiadas apenas pela sua inteligência e esperteza, não quiseram se arriscar a errar, pois o erro poderia modificar a imagem que os adultos tinham delas. Já as crianças elogiadas pelo seu esforço, dedicação à tarefa ou persistência, se dispuseram a tentar, porque independente do resultado da sua ação, a sua postura frente ao trabalho é que seria reconhecida.
Sabemos de "N" casos de jovens considerados muito inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens "médios" conquistam essa vitória. Os "inteligentes", muitas vezes, confiam na sua capacidade e deixam de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não estudassem muito não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram em cada uma das disciplinas.
No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra os preconceitos, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, com enfoque apenas no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks, e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases, como: "Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração", "Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo... Você é ético", "Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção a sua colega novata ao invés de tê-la excluído, como algumas de suas colegas o fizeram... Você é solidária", "Isso mesmo, filho; deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo".
Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é "tática" paterna, é incentivo real.
Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. "Que linda você é, amor!", "Acho você muito esperto, meu filho!", "Como você é charmoso!", "Que cabelo lindo!", "Seus olhos são tão bonitos!". Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos. ou atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, essas crianças estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e "charminhos". Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas das montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, têm copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.



Projeto Meio Ambiente 2014(Ultima Parte)



Já encerramos a Semana do Meio Ambiente,mas não vamos esquecer de proteger "nosso Planetinha" todos os dias,pois a saúde dele depende cada um de nós.
Aí vão os melhores momentos:








Tia Suely dando um UP no rostinho da criançada.:)


Lembrancinhas de Garrafa Pet(Cofrinho)

Quero aqui,mais uma vez, agradecer a todos que contribuíram para que esse lindo Projeto acontecesse!
Beijos a todos nossos pequenos.









Semana do Meio Ambiente(Segunda Parte)

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. 
*Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação 



Apresentação do temaO trabalho começou com uma roda de conversa. As professoras Suely e Jany levaram para a classe imagens que ilustram o assunto. Nesse momento já foi possível perceber que a atividade não se esgotaria ali. "Essa é uma questão que todo professor quer abordar, mas não sabe por onde começar"."Esse projeto prova que as crianças se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões." 

A curiosidade das crianças incentivou a continuidade e Tia Suely e tia Jany prepararam uma aula-passeio na escola. O objetivo era observar a quantidade de lixo jogado no chão. Aqui fica registrado a importância dessa ação, pois em atividades desse tipo mostram o mundo real. "Elas poderiam ter feito essa apresentação usando livros e fotos, mas preferiram mostrar a realidade". Na volta, já em sala, a garotada registrou o que viu em desenhos e escritos. 

No dia seguinte, as professoras fizeram uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. Era comum a sujeira após o lanche. Saíram, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancharam e aí veio a segunda parte. As professoras pediram que eles notassem como o espaço tinha ficado sujo. 

Arte:
Recortes e Colagens,
Confecção de máscaras de animais,
Dobraduras de animais e plantas,
Arte com as mãos,
Desenho Livre,
Confecção de brinquedos com sucatas(reciclável)

Movimentos:
Sons dos animais,
Coreografia




O infantil II do Colégio Machado de Assis(Junco) vivenciou uma semana muito prazerosa e gratificante, pois puderam aprender brincando.Temos certeza absoluta que o Projeto pôde atingir todas as idades, inclusive nosso pequeninos.Reciclamos, fizemos artes, cantamos e dançamos.Esperamos que nossa proposta de aprendizagem possa chegar aos lares de nossos pequenos e também dentre a sociedade.













Continua...








Semana do Meio Ambiente

ENTRAMOS NA 
SEMANA DO MEIO AMBIENTE E COM ELE VEIO MAIS UM PROJETINHO PRA TRABALHARMOS COM A CRIANÇADA.
Inicio com a 1ª lembrancinha confeccionada pra turminha do Infantil da Tia Suely e tia Jany.A girafinha foi confeccionada com caixinhas  de nescau,pra conscientizar os pequenos a importância da reciclagem. Elas super curtiram e foram felizes com suas girafinhas pra casa.







E a turminha do Infantil IV, da tia Luiza, trabalhou as mãozinhas das crianças e apareceu uma linda árvore(posto a foto amanhã).

Este tema vai falar da criação e dos cuidados ao Meio Ambiente.Vamos ensinar as crianças que Deus fez a natureza como um lindo presente para o homem. Deus fez a natureza pensada no homem. Ele só criou o homem depois que fez da terra um lugar onde o homem pudesse sobreviver com muita alegria, beleza e tivesse como se suster. Então a natureza foi um presente de Deus para o homem.
Nós que servimos ao Senhor sabemos que esta terra não será nossa morada eterna, pois o Céu nos espera. Glorias a Deus, mas nem por isso podemos deixar de ensinar as crianças sobre a importância da Natureza e nem que é essencial a conservação da mesma, para que enquanto estivermos aqui tenhamos uma vida melhor.
Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. Isaías 45:18

Continua...