Páginas

Semana do Meio Ambiente(Segunda Parte)

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. 
*Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação 



Apresentação do temaO trabalho começou com uma roda de conversa. As professoras Suely e Jany levaram para a classe imagens que ilustram o assunto. Nesse momento já foi possível perceber que a atividade não se esgotaria ali. "Essa é uma questão que todo professor quer abordar, mas não sabe por onde começar"."Esse projeto prova que as crianças se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões." 

A curiosidade das crianças incentivou a continuidade e Tia Suely e tia Jany prepararam uma aula-passeio na escola. O objetivo era observar a quantidade de lixo jogado no chão. Aqui fica registrado a importância dessa ação, pois em atividades desse tipo mostram o mundo real. "Elas poderiam ter feito essa apresentação usando livros e fotos, mas preferiram mostrar a realidade". Na volta, já em sala, a garotada registrou o que viu em desenhos e escritos. 

No dia seguinte, as professoras fizeram uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. Era comum a sujeira após o lanche. Saíram, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancharam e aí veio a segunda parte. As professoras pediram que eles notassem como o espaço tinha ficado sujo. 

Arte:
Recortes e Colagens,
Confecção de máscaras de animais,
Dobraduras de animais e plantas,
Arte com as mãos,
Desenho Livre,
Confecção de brinquedos com sucatas(reciclável)

Movimentos:
Sons dos animais,
Coreografia




O infantil II do Colégio Machado de Assis(Junco) vivenciou uma semana muito prazerosa e gratificante, pois puderam aprender brincando.Temos certeza absoluta que o Projeto pôde atingir todas as idades, inclusive nosso pequeninos.Reciclamos, fizemos artes, cantamos e dançamos.Esperamos que nossa proposta de aprendizagem possa chegar aos lares de nossos pequenos e também dentre a sociedade.













Continua...








0 comentários:

Postar um comentário