Páginas

Dia da Árvore com a turminha


Nessa sexta-feira comemoramos com nossa turminha  o Dia da Árvore e ficamos muito felizes por perceber que eles conseguiram entender a importância da Natureza no nosso Planeta.
As árvores fazem muito mais do que embelezar nossas paisagens. Elas melhoram a qualidade do ar que respiramos, dão frutos, servem de moradia para espécies animais (como algumas aves), nos fornecem sombras fresquinhas, papel e móveis, enfim, representam um grande bem da natureza. Por isso, merecem toda a nossa atenção e cuidado.
Em 21 de setembro, Dia da Árvore, levamos essa reflexão para dentro da escola promovendo atividades especiais com música, leitura e um trabalho de arte que reaproveita materiais. Além de conscientizar os alunos sobre a importância das árvores para o meio ambiente, as comemorações ajudam na socialização da turma e até no envolvimento das famílias.
Um dia diferente dos outros
Para as comemorações do Dia da Árvore, você pode programar atividades que mudam, de forma divertida, a rotina das crianças. Conte aos alunos que nessa data vocês brincarão bastante ao ar livre e debaixo de uma árvore da escola - se não houver, organize um passeio a alguma praça ou parque de sua cidade (avise os pais com antecedência). Algumas ideias para aproveitar esse tempo de uma maneira educativa e divertida:
★ Conte por que o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro.
★ Em seguida, questione: por que as árvores são importantes para as nossas vidas? Fale da sombra, dos frutos e dos benefícios para o solo e para o ar que respiramos.
Proponha que os alunos deem as mãos formando um grande círculo ao redor da árvore, abraçando-a.
★ Entregue desenhos de árvores para as crianças colorirem (forneça os materiais de pintura).
 Peça também que elas criem seus próprios desenhos. Fixe-os depois no mural da sala.
★ Leia histórias que tenham árvores como personagens centrais

Eu também brinquei com meu pequeno Pedro Neto,em casa, de criar flores e árvores com suas mãozinhas.







0 comentários:

Postar um comentário