Páginas

Os erros mais comuns na educação dos filhos.



É comum na relação familiar os pais cometerem erros na educação dos filhos.

Vejam abaixo as atitudes mais comuns:

- Desautorizar o outro na frente da criança
Se o pai diz “não” e a mãe diz “sim”, a criança ficará confusa, sem saber o verdadeiro limite das coisas.

- Não dar um bom exemplo
A melhor maneira de educar é através do exemplo e, se os pais mandam a criança fazer alguma coisa, mas agem ao contrário em sua vida pessoal, ela irá sentir que o que os pais pedem não precisa ser obedecido, já que eles próprios não agem corretamente.

- Ceder á birra da criança
Uma criança que faz birra está testando a autoridade dos pais.
Converse com seu filho explicando que a birra não o levará a nada e, não ceda, pois vai haver um momento que ele entenderá e vai parar com esse comportamento.
- Não dar explicações
Quando dizemos não á criança, precisamos explicar a ela o porquê desse não. Com carinho, em linguagem simples e adequada, ela irá entender e acatar, sem revolta.
- Contar pequenas mentiras
Pais que mentem terão filhos mentirosos.
Pequenas mentiras como a do bicho papão que vai pegar o menino que não comer salada, não leva a nada e uma das consequências é a falta de confiança nos pais.
- Ameaçar a criança
Ameaçar a criança com punições, chantagens, mentiras não ajudam em nada a educação dos filhos.
Os pais perdem a moral porque não podem cumprir as ameaças absurdas que inventam para proibir uma atitude e a criança não aprende a finalidade de agir corretamente.
- Falar mal do companheiro (a) na frente dos filhos.
Especialmente em casais separados isso é muito comum e não acrescenta nada de bom na vida da criança, que se sente dividida entre o pai e a mãe.
Se você se encaixou em alguma dessas situações procure corrigir agora para que seus filhos não sofram as consequências no futuro.


0 comentários:

Postar um comentário