Projetinho VOCÊ SABIA?(O verdadeiro sentido da Páscoa)

Público Alvo:
Ensino Infantil

Apresentação:

Através deste projeto podemos , diversificar um tema abrangente, dito comum, porém pouco conhecido do ponto de vista histórico, visando tornar notória na vida do educando o significado da Páscoa cristã no Brasil e em outros países.


Justificativa:

Pretendemos com este projeto(Tia Suely e tia Jany), focar o sentido da Páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Procurando com isso auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

Objetivo Geral:

Proporcionar à criança uma nova visão da celebração da páscoa, fazendo comparações entre a páscoa comercial e a páscoa cristã, buscando assim propiciar momentos de reflexão e tomada de consciência a fim de que, estando em contato com a cultura e a história, através de atividades individuais e coletivas possam também assimilar e praticar valores como solidariedade, amor e piedade.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
  • Vivenciar o sentido da Páscoa;
  • Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
  • Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
  • Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
  • Dramatizar;
  • Confeccionar lembranças de Páscoa;
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Realizar pesquisas;
  • Trabalhar com material reciclável;
  • Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
  • Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades em classe e fora dela;
  • Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;

Desenvolvimento e Estratégias

1ª Etapa

Professores devem confeccionar enfeites de porta tema cordeiro pascal, bem como cartaz (detalhes, cruz e cordeirinhos) com o tema você sabia.
O cartaz deve ser utilizado diariamente com uma curiosidade sobre a páscoa que será discutida com os alunos e esclarecida através de aula ou roda de conversa (é importante que a curiosidade seja tema da aula do dia).(o cartaz pode ser preenchido com atividades realizadas pela turma).
Professores deverão confeccionar caixinhas com detalhes de Páscoa Cristã onde serão colocados docinhos, pãezinhos ou biscoitinhos ou promover oficina em que as crianças confeccionarão suas caixinhas e guardarão para ao final do projeto trocar em amigo secreto. No dia do amigo secreto disponibilizar mini pãezinhos ou biscoitos caseiros pra que cada aluno encha sua caixa.


2ª Etapa

Cada aluno será responsável por confeccionar 2 cordeirinhos pequenos cobertos com algodão colorido.
Os cordeirinhos terão um carimbo especial usado pela professora para identificar os cordeiros da turma.
Cada professor realizará a atividade Cordeirinho escondido ou haverá um dia em que toda escola estará inserida no processo.

Cordeirinhos Escondidos.

Junta-se os cordeirinhos confeccionados pelos alunos  e esconde-se em locais estratégicos dentro das salas de aula  ou por toda escola.
As crianças em um tempo determinado pelo professor sairão á procura do cordeirinho individualmente ou em grupo.
Cada cordeiro vale 10 pontos.
Após a brincadeira o professor fará a contagem dos cordeiros e somará a fim de encontrar o campeão.
Pode-se estipular número de pontos de cada cordeiro partindo das cores ( azul 20 pontos  amarelo 15 pontos etc ...) desse modo o professor trabalha operações com as turmas adiantadas.

3ª Etapa – Jogos de Sala

Procurando o cacho de uvas.

O professor deve esconder um cacho de uvas de plástico ou cera em um ponto estratégico da sala e pedir que os alunos saiam em busca dele.
Pode se fazer a brincadeira tipo quente e frio...
O aluno que achar o cacho de uvas primeiro e sem fazer bagunça ganha um brinde.

  • Uma outra forma é pedir que os alunos encontrem o cacho de uva, mas apenas avise ao ouvido do professor que o encontrou, sem apontar e em silêncio.
  • A cada dia seria interessante o professor esconder um símbolo da páscoa.
4ª Etapa
Culminância:

Festa Celebração.
Montagem de mesa com os símbolos da Páscoa.
Montagem de uma segunda mesa com frutas pra degustação dos convidados e alunos.
Exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.
Apresentação de coreografia montada pelas crianças com a música.
Sugestões de Músicas
Não foi o coelhinho que morreu na Cruz
Entrega de lembrança elaborada pela escola.

Avaliação:

Será realizada de forma contínua através das observações diárias feitas pelo professor, bem como através de realização de atividades individuais e em grupo.


Cronograma : O Projeto terá duração de 4 dias 




0 comentários:

Postar um comentário