Páginas

Dia do Professor


Queridos(as) amigos(as), leitores e acompanhantes do Blog Tia Suely, me desculpem o atraso das postagens,mas é que Graças a Deus estou com muitas atividades de trabalho, e por esse motivo, meu tempo tem sido muito curto pra realizar tantas coisas!!Mas vocês podem ficar tranquilos(mamães e papais de meus alunos), que estarei sempre atualizando tudo...ainda que atrasado!
Bom, a última data importante que foi comemorada, foi a do DIA DO PROFESSOR!Nossa, se as pessoas pudessem imaginar o quão essa data é importante pra nós, Mestres da Educação!Falar sobre minha profissão é algo que mexe muito comigo, porque é algo que deve ser contado desde quando eu era criança...Sim, porque desde muito novinha, eu já dizia claramente às pessoas:Eu vou ser uma PROFESSORA!E logo na minha adolescência, eu me destaquei na minha Cidade por amar as crianças...De alguma maneira eu queria estar pertinho dos "pequenos",até que um dia(ano de 2000), uma Diretora de uma Escola, me fez o convite de trabalhar com crianças(No Jardim)...Gente, como eu fiquei feliz!E não pensei duas vezes, aceitei de cara!!!O interessante é que eu não tinha experiencia alguma em sala de aula, e única coisa que eu sabia que eu deveria fazer, era dar muito carinho aos pequenos, e foi o que EU FIZ!As professoras das outras séries até comentavam que eu havia nascido pra ser Professora mesmo, pois enquanto as outras estavam aproveitando seu momento de intervalo(Recreio), eu estava com as crianças enganchadas em todos os lados do meu corpo!(Risos)..Mas era isso mesmo!eu não sabia porquê,mas eu os amava muito!!!Quase 01 ano depois, eu adoeci...Tive inicio de hepatite...E por um momento tive que me ausentar da Escola...Então a Diretora anunciou que provavelmente eu seria substituida por uma outra pessoa...E sabe o que aconteceu?As mães NÃO ACEITARAM!Diziam que não teria outra pessoa que pudesse substituir o carinho que eu havia por seus filhos...Lembro-me até de uma das mães, que disse o seguinte:"Eu não aceito outra Professora,pois quando vou contar a Historinha da Rapunzel ao meu filho, ele diz me diz:Mãe, tá errado...!Tia Suely não conta assim...!E assim é o dia inteiro!Ele pede que eu aja como a Tia Suely!"Então na cabecinha dele, ela é um modelo de pessoa...Ele a ama!"Amadas(os) amigas(os), quando me contaram isso que a mãe havia falado, veio ao meu ♥ muita alegria, pois eu já dizia a frase que digo hoje:ENTÃO ESTOU NO CAMINHO CERTO!
Alguns pouco anos depois, eu me mudei pra Capital, e lá comecei a trabalhar numa Escolinha chamado Anjo da Guarda...Na verdade, eu havia entrado já no fim do ano...Mas sabe o que eu fiz de diferente mais uma vez??Dei muito amor aquelas crianças!E investi tudo que eu tinha pra levar a eles confiança; já que eu era alguém desconhecida...E olhem só como eles me trataram em alguns poucos dias:
(Fotos registradas uma semana após minha chegada à Escola)
Vale dizer a vocês que meu carinho as crianças NUNCA foi algo imposto...As diretoras nunca chegaram a me dizer que eu desse carinho a eles...Eu sempre o fiz por QUERER!POR SER ASSIM!
Vou deixar aqui pra vocês alguns, dos muitos, MOMENTOS que tive ano passado, quando estive numa Escola do Município:

Hoje eu continuo trabalhando com meus pequenos e se há algo que agradeço a Deus todos os dias é o DOM DE SER MÃE E O DE PODER SER TITIA!Não consigo me imaginar atrás de uma mesa, fazendo a Chamada,colocando os Conteúdos e o contato sendo o mínimo...Quando digo às pessoas que sou Professora, me vem a mente todos os momentos que tive e tenho ao lado dos meus pequenos.
Pra finalizar minha postagem, quero deixar alguns recadinhos dos papais e das mamães dos pequenos do Infantil II, que estiveram conosco na última Reunião de Pais&Mestres do Colégio Machado de Assis(Junco).Grande foi a nossa emoção(minha e de minha Companheira de Classe-Jany) quando lemos todos esses recadinhos tão carinhosos...!Me sinto realizada quando as mamães chegam até a nós dizendo-nos palavras de carinho e de admiração, pois expressa o que nossos pequenos ainda não conseguem dizer...Obrigada, queridas mamães e papais, por todo respeito, carinho, admiração e compreensão ao longo desse ano que está se encerrando...Claro que tivemos erros, mas qual "mãe" não erra,não é verdade?Pois quando assumimos uma turminha(ainda mais tão pequenos!) sobre nossa responsabilidade, as chances de errar são tão fáceis quanto a de acertar!Eu vou encerrar o ano de 2014 na convicção de que DEI O MEU MELHOR!








Por que sou professor?

Sou professor
porque professo e faço aquilo que acredito
sem medo de sonhar e de errar...
Não me curvo às impossibilidades calcificadas
sem antes ter experimentado os primeiros passos,
os primeiros tombos, os primeiros erros...
Sou professor porque tenho fome.
E quando se tem fome de conhecimento,
entende-se porque a semente é tão necessária...
Sou professor porque tenho sede.
Não uma sede temporária que qualquer alegria sacie,
mas uma sede de infinito
que ultrapasse os limites do meu coração
e transborde o coração daqueles a mim confiados...
Sou professor
porque minha alma não se contenta com mesmices,
não aceita nada pronto, definitivo e acabado.
Sou professor
porque tenho a possibilidade de criar e de recriar a vida,
de pôr os pontos e as vírgulas onde eu bem entender
e assim ter a possibilidade de produzir, a cada dia,
o melhor texto da minha vida...
Sou professor
porque desejo e busco um mundo menos alienado,
de pessoas que pensam e que fazem,
de cidadãos conscientes que promovam a vida
ao invés de a destruírem.
Sou professor porque acredito no ser humano
e na sua infinita capacidade de aprender,
de amar e de alcançar seus objetivos.
Não quero obrigação naquilo que faço. Poderá doer muito. Quero amar o que faço
porque a minha ação ninguém fará por mim.
Sou professor porque sem mim os médicos não curariam,os pintores não criariam suas obras,
os engenheiros não construiriam,
os motoristas errariam os caminhos,
os padeiros não preparariam o pão da manhã
e os pilotos não voariam pelo infinito...
Sou professor porque tenho nas mãos
o poder de transformar,
a magia de criar sonhos e de fazê-los reais...
Sou professor porque tenho coragem.
Coragem para desafiar limites,
para acreditar naquilo que parece impossível.
Coragem para derrubar as barreiras da ignorância,
mesmo sabendo da crueldade
com que são tratados aqueles que lutam e,
principalmente, aqueles que lutam
para devolver ao homem a sua dignidade perdida...
Sou professor porque abraço os desafios.
Os medrosos não ousariam lutar contra si mesmos...
Sou professor porque tenho fé.
Fé na vida, fé em gente, fé no que faz.
Fé é a mola propulsora de qualquer atitude.
Sem ela, seria impossível permanecer vivo.
Sou professor porque Deus me soprou ao ouvido
e me convenceu de que um mundo melhor
poderia nascer de minhas mãos.
Sou professor porque tenho sangue correndo nas veias.
Me visto de vida todos os dias
e na minha mala não levo somente livros, diários e giz.
Levo esperança e luz.
Sou professor. Me orgulho de sê-lo!
Porque      Sou    Professor

-Sou PROFESSOR porque...amo a vida, amo as pessoas, amo servir e trocar confeitos de sonhos e esperanças.
-Sou PROFESSOR porque creio na fé, no conhecimento, e no saber que provoca mudanças essenciais para todos.
-Sou PROFESSOR porque... o amor também move moinhos além de remover montanhas, e é pra frente que se anda, é para cima  e para dentro que se evolui espiritualmente.
-Sou PROFESSOR porque... pássaro que sabe que pode voar mais longe, tem que partir primeiro...
-Sou PROFESSOR porque...acredito na distribuição do pão e da água, além da vontade de viver intensamente tecendo somas de vivências e iluminuras.
-Sou PROFESSOR porque...confio na beleza da produção de conhecimento e da pesquisa em parceria dinâmica salutar.
-Sou PROFESSOR porque...a alma da ciência é a perseverança e o dinamismo da dedicação uma missão como soma pelo viés plural-comunitário.
-Sou PROFESSOR porque...a palavra é luz, o livro é estandarte e a troca de bagagens (Ave Paulo Freire) um elo de exortação à vida infinita que é uma eterna busca.
-Sou PROFESSOR porque...a união vale o esforço, faz a força do grupo docente e discente irmanados; a união de propósitos em comum faz o acervo ético, e a amizade é uma escada para o alto, para a essência vital do divino amor cósmico.
-Sou PROFESSOR porque...sempre me encontro comigo mesmo, a cada aula, cada situação-problema, e quando estou em sala de aula eu me sinto dentro do meu próprio coração.
-Sou PROFESSOR porque...lecionar é uma lavra de humanismo de resultados, arados e a estrelas no mesmo canteiro sideral da espécie que é energia, calor e luz.
-Sou PROFESSOR porque...dar aulas é oferecer a mão estendida, o ombro amigo, o afeto que se encerra num abraço terno à procura de uma boa mensagem sementeira para o futuro.
-Sou PROFESSOR porque...a pedra bruta para se tornar diamante de valor precisa da estima, da lucidez e do fogo da forja que é primordial no caminho do estágio evolutivo seqüencial.
-Sou PROFESSOR porque...a docência é missão, é dádiva, é semeadura de tantas estradas que vão dar muito além desse planeta geóide.
-Sou PROFESSOR porque... de uma maravilhosa mestra me fiz poeta precoce, de uma educadora meiga me fiz Crusoé, de uma pedagoga diferenciada me fiz baladeiro a oxigenar seixos íntimos, sonhando – nos estudos, no livros, nas aulas – um lugar ao sol e o pote de ouro atrás do arco-íris.
-Sou PROFESSOR porque...me respeito e gosto de fazer o que faço, amando para ser amado, me modificando (e moldando-me sempre para melhor) a cada dia, descobrindo sempre novos horizontes pelo olhar do aluno-filho, cada um deles com perspectiva especial de uma alma cidadã.
-Sou PROFESSOR porque...faço parte da orquestra dos sensíveis, e me dou, livro aberto, para a biblioteca universal dos dias que são páginas de rostos de seres puros buscando apreendências e letramentos...
-Sou PROFESSOR porque...ensinar é levar o aluno enquanto ser e enquanto humanus, para uma viagem ao reino encantado da palavra, do saber e até do conhecimento científico.
-Sou PROFESSOR porque...como diz o poeta, o aluno é como a madeira, se for devidamente “tocado” – INSPIRADO! - pode tornar-se flauta.
-Sou PROFESSOR porque...minha maior rebeldia é querer mudar o mundo pra melhor, plantando ideais nos corações e mentes de meus canteiros cíclicos que, certamente levarão minha mensagem de amor e fé para o futuro da espécie, uma vida melhor, mais justa.
-E, por fim, sou Professor porque assim sou feliz, pareço feliz, semeio sentidos de grandes buscas, com parcerias e vivências de inclusões, e sei que, com certeza, há muito mais luz no processo do ensino-aprendizagem do que no átomo. E sei também que o aluno é uma árvore que tem que ser bem cuidada, bem regada, bem preparada, solidificada com carinho, bem adubada até, para, serenamente crescer e dar flores e frutos. E assim sei da responsabilidade que, com meu trabalho, tenho com a sociedade, com a vida, com o mundo, por isso mesmo espero ser um dia um belo fruto na seara desses alunos que amo tanto.
-0-



0 comentários:

Postar um comentário