Lendo o texto de Gustavo Ioschpe, comecei a
refletir sobre como uma boa formação de professores é essencial para
melhorar o desempenho da educação em nosso país!
Claro que não precisamos copiar (e
nem tem como) o sistema chinês, mas muita coisa dá para aproveitar e ajudar a
criar estratégias para o Brasil.
Não adianta distribuir tablets para
os alunos, construir escolas mega equipadas, se o ponto principal é o
professor, diz o texto que "A China se deu conta de que precisava
de bons professores, e em grande quantidade, para dar o seu salto",
investiu nos bons professores (de acordo com os resultados eles recebem
bonificações) , eliminou funcionários administrativos (Se o fundamental é o
professor, aquilo que é menos importante precisa ser sacrificado), tratou de
colocar os melhores professores para atuar em salas com grande número de alunos
( Os chineses entenderam que é melhor ter quarenta alunos em contato com um bom
professor do que vinte, em duas salas, uma com um professor bom e a outra com
um ruim.)
Outro ponto a ser destacado nessa
pesquisa feita por Gustavo Ioschpe é que "...além de
precisar demonstrar sua qualidade, para ter remuneração mais alta o professor
deve se comprometer com um aumento substancial no número de horas de
treinamento. Os aumentos salariais não são uma gratificação: são uma
contrapartida.". Quer dizer, o professor precisa passar por
treinamentos, só a faculdade não basta, a reciclagem é fundamental!
E o que mais me chamou a atenção foi que quando uma escola não está indo bem, outra escola é chamada para ajudá-la, os bons professores se deslocam até ela, junto com o vice-diretor e eles têm dois anos para conseguir melhorar o nível daquela escola. Caso consigam, são premiados! Não é o máximo?
Que em 2014 possamos conhecer e aprender mais sobre educação, que possamos usar a coletividade, a troca e a curiosidade que nos move para fazer do Brasil um país melhor!
"Os professores precisam
esforçar-se, dar boas aulas e obter bom rendimento dos alunos para receber
bonificações e aumentos. Os melhores professores viram diretores. Os bons diretores
das escolas medianas são transferidos para escolas melhores, em seguida para as
escolas-chave. Depois para a administração municipal, então para a da
província, até chegarem ao ministério. Cada pessoa é valorizada de acordo com o
que agrega ao sistema."
Fala-se também da coletividade, todos
se ajudam! O professor costuma ser muito centralizador, ele prefere manter o
conhecimento só para ele, não divide as "boas ideias" com seus
colegas com medo de que alguém copie e faça melhor que ele! Vivi muitas
situações assim e esse foi o principal motivo de criar este blog: dividir
o que faço e o que aprendo! Na China eles fazem isso, a troca é constante,
grupos de estudos são obrigatórios!
O professor precisa ter claro o que e
como ensinar, ele tem que ter orientações precisas sobre o seu
trabalho!
E o que mais me chamou a atenção foi que quando uma escola não está indo bem, outra escola é chamada para ajudá-la, os bons professores se deslocam até ela, junto com o vice-diretor e eles têm dois anos para conseguir melhorar o nível daquela escola. Caso consigam, são premiados! Não é o máximo?
Que em 2014 possamos conhecer e aprender mais sobre educação, que possamos usar a coletividade, a troca e a curiosidade que nos move para fazer do Brasil um país melhor!
0 comentários:
Postar um comentário