Páginas

Feliz dia do Professor!

Professor,você é essencial!


Lendo o texto de Gustavo Ioschpe, comecei a refletir sobre como uma boa formação de professores é essencial  para melhorar o desempenho da educação em nosso país!
Claro que não precisamos copiar (e nem tem como) o sistema chinês, mas muita coisa dá para aproveitar e ajudar a criar estratégias para o Brasil.
Não adianta distribuir tablets para os alunos, construir escolas mega equipadas, se o ponto principal  é o professor, diz o texto que "A China se deu conta de que precisava de bons professores, e em grande quantidade, para dar o seu salto", investiu nos bons professores (de acordo com os  resultados eles recebem bonificações) , eliminou funcionários administrativos (Se o fundamental é o professor, aquilo que é menos importante precisa ser sacrificado), tratou de colocar os melhores professores para atuar em salas com grande número de alunos ( Os chineses entenderam que é melhor ter quarenta alunos em contato com um bom professor do que vinte, em duas salas, uma com um professor bom e a outra com um ruim.)

Outro ponto a ser destacado nessa pesquisa feita por Gustavo Ioschpe é que   "...além de precisar demonstrar sua qualidade, para ter remuneração mais alta o professor deve se comprometer com um aumento substancial no número de horas de treinamento. Os aumentos salariais não são uma gratificação: são uma contrapartida.". Quer dizer, o professor precisa passar por treinamentos, só a faculdade não basta, a reciclagem é fundamental!

 "Os professores precisam esforçar-se, dar boas aulas e obter bom rendimento dos alunos para receber bonificações e aumentos. Os melhores professores viram diretores. Os bons diretores das escolas medianas são transferidos para escolas melhores, em seguida para as escolas-chave. Depois para a administração municipal, então para a da província, até chegarem ao ministério. Cada pessoa é valorizada de acordo com o que agrega ao sistema."
Fala-se também da coletividade, todos se ajudam! O professor costuma ser muito centralizador, ele prefere manter o conhecimento só para ele, não divide as "boas ideias" com seus colegas com medo de que alguém copie e faça melhor que ele! Vivi muitas situações assim e esse foi o principal  motivo de criar este blog: dividir o que faço e o que aprendo! Na China eles fazem isso, a troca é constante, grupos de estudos são obrigatórios!
O professor precisa ter claro o que e como ensinar, ele tem que ter orientações precisas sobre o seu trabalho!  

E o que mais me chamou a atenção foi que quando uma escola não está indo bem, outra escola é chamada para ajudá-la, os bons professores se deslocam até ela, junto com o vice-diretor e eles têm dois anos para conseguir melhorar o nível daquela escola. Caso consigam, são premiados! Não é o máximo?

Que em 2014 possamos conhecer e aprender mais sobre educação, que possamos usar a coletividade, a troca e a curiosidade que nos move para fazer do Brasil um país melhor!


0 comentários:

Postar um comentário